3A, 3B e 3C: guia para cachos perfeito 

Molhar os cabelos de meia em meia hora, passar gel, encharcar os fios de creme de pentear… essas são apenas algumas técnicas – que eu não recomendo – mas que muitaas pessoas que têm os cabelos cacheados já recorreram em busca dos cachos super definidos. Seja você uma pessoa novata ou veterana no mundo dos cachos naturais, a busca pelos produtos e rituais para deixar os cachos perfeitos pode parecer interminável.

Mas spoiler: não existe um passo a passo ou um guia para os cachos perfeitos. Sim, você caiu num clickbait com o título desse post.

Mas a gente precisava encontrar uma fórmula pra chamar a sua atenção e fazer com que você entenda de uma vez por todas que, mais importante que seguir a risca um cronograma capilar, é conhecer o seu cabelo fio a fio para fazer as pazes com a seu crespo e entender como valorizar seus fios do jeitinho que eles são. Para isso, o primeiro passo é descobrir a curvatura capilar!

Curvatura 3A: raiz lisa e pontas cacheadas, essa é a principal característica dos cachos 3A. Além disso, como as curvas do cacho impedem que a oleosidade caminhe por todo o fio, também é normal que cachos 3A tenham a raiz oleosa e as pontas ressecadas. A apresentadora Maísa Silva, que exibe os cachinhos desde a infância, tem predominantemente a curvatura 3A.

Curvatura 3B: a curvatura 3B é literalmente o meio termo entre 3A e 3C, isso porque esses fios apresentam uma transição entre os cachos soltos e cachos mais definidos. É comum que esse tipo de cacho se forme mais aberto próximo da raiz do cabelo e tenha as pontinhas bem definidas. A Linda Lis – @lindalisav no instagram – tem uma curvatura capilar mista, apresentando características dos fios 3A, 3B e 3C. Sim, é super super normal ter mais de uma curvatura capilar, mas na maioria das vezes, uma das delas prevalece.

Curvatura 3C: essa curvatura tem todas as características de um cabelo super cacheado: curvas em espiral desde a raiz, fator encolhimento e fios um pouco mais naturalmente ressecados. Ele se aproxima bastante do cabelo crespo, dando até pra criar um black power.  A influenciadora Maju Silva vive esbanjando a beleza dos seus cachos 3C no instagram @majusilva.

É comum encontrar produtos no mercado que não diferenciam a curvatura exata do cabelo, deixando-os apenas para cabelos  cacheados. Isso ocorre porque os cabelos desse tipo têm características muito parecidas e as principais delas são: fragilidade e ressecamento dos fios. Isso acontece porque as molas do cabelo impedem que a oleosidade natural, formada no couro cabeludo, se espalhe pela extensão dos fios, tornando os cabelos cacheados mais carentes de hidratação e nutrição. Por isso, tão importante quanto escolher um produto que hidrate o seu cabelo é selecionar os produtos que não desidratem os fios. 

Parece óbvio, né? Mas a verdade é que existem fórmulas que ressecam ainda mais os fios, principalmente as que contêm derivados de petróleo, parafinas, ceras, óleo mineral e silicones insolúveis. Por isso, prefira produtos que contenham óleos vegetais e ingredientes naturais.

Além de manter os fios sempre bem hidratados e nutridos, o mais importante para um bom resultado é a finalização dos cachos. Mas mesmo assim, não existe uma fórmula pronta, pois isso vai depender da sua curvatura e também do resultado que você espera, afinal, nem toda cacheada gosta de definição e nem toda crespa curte um volumão, por isso o segredo é experimentar.

Deixe um comentário