4A, 4B e 4C: guia para um cabelo crespo perfeito 

Cachos mais definidos, cabelos mais volumosos, menos ou mais frizz… quem tem os cabelos crespos – principalmente que passou pela transição capilar recentemente – sabe beem da correria para encontrar os produtos, rotina ou finalização ideal para um crespo perfeito.

Mas spoiler, não existe um passo a passo ou um Guia definiivo para o crespo perfeito. E sim, você caiu num clickbait com o título desse post!

Mas a gente precisava encontrar uma fórmula pra chamar a sua atenção e fazer com que você entenda de uma vez por todas que, mais importante que seguir a risca um cronograma capilar, é conhecer o seu cabelo fio a fio para fazer as pazes com a seu crespo e entender como valorizar seus fios do jeitinho que eles são. Para isso, o primeiro passo é descobrir a curvatura capilar! 

Curvatura 4a: Se os seus cachos são bem fechados e super definidos, é bem provável que a sua curvatura capilar predominante seja 4A. Essa curvatura apresenta um formato de S, bem parecido com um cabelo cacheado, mas diferente da curvatura 3C cacheada, os crespos 4A apresentam cachinhos mesmo quando estão molhados, e quando estão secos ficam super volumosos. O engajadíssimo Murilo Lorran (murilorran) tem fios com características de cabelo que ficam entre o 3C e 4A, pois é super normal ter mais de uma curvatura, mas na maioria das vezes, uma das duas prevalece. 

Curvatura 4B: Diferente do crespo 4A, nas curvaturas 4B nem sempre os cachos são aparentes, principalmente quando os fios estão secos. Os cachos da curvatura 4B são mais apertados e têm um formato de zigue zagues. Se quiser se inspirar em penteados para esse tipo de cabelo, siga eujessicarezende, a modelo Jéssica Rezende que tem crespos que prevalece a curvatura 4B – e pasmem – ela está passando pela transição capilar pela segunda vez. 

Curvatura 4c: Os famosos crespíssimos, são os fios que, não necessariamente tem cachos com um formato específico. Ele tem uma textura que a curvatura é bem fechada, com muito fator encolhimento. Normalmente, os 4c são aqueles que formam um black power super volumoso, sem nem precisar de pente garfo. A Jacy Carvalho é a rainha do 4C e faz penteados incríveis no perfil jacycarvalho lá no instagram.

É comum encontrar produtos no mercado que não diferenciam a curvatura exata do cabelo, deixando-os apenas para cabelos crespos ou cacheados. Isso ocorre porque os cabelos desse tipo têm características muito parecidas e as principais delas são: fragilidade e ressecamento dos fios. Isso acontece porque as molas do cabelo impedem que a oleosidade natural formada no couro cabeludo se espalhe pela extensão dos fios, tornando os cabelos crespos extremamente carentes de hidratação e nutrição. Por isso, tão importante quanto escolher um produto que hidrate o seu cabelo é selecionar os produtos que não desidratem os fios. 

Parece óbvio, né? Mas a verdade é que existem fórmulas que ressecam ainda mais os fios, principalmente as que contêm derivados de petróleo, parafinas, ceras, óleo mineral e silicones insolúveis. Por isso, prefira produtos que contenham óleos vegetais e ingredientes naturais.

Além de manter os fios sempre bem hidratados e nutridos, o mais importante para um bom resultado é a finalização dos cachos. Mas mesmo assim, não existe uma fórmula pronta, pois isso vai depender da sua curvatura e também do resultado que você espera, afinal, nem toda cacheada gosta de definição e nem toda crespa curte um volumão, por isso o segredo é experimentar.

Deixe um comentário